Viaje com Alice pelo País das Maravilhas
Descubra o curioso universo de Lewis Carroll
​
Conhecendo a história...
Alice no País das Maravilhas é um clássico da literatura infantil, escrito por Lewis Carroll e publicado no ano 1865. A narrativa acompanha as aventuras da pequena Alice através de sua jornada por um lugar dotado de criaturas bizarras e situações curiosíssimas, além de carregar valiosas lições de amizade, amadurecimento e coragem.
Sobre o autor
Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewis Carrol, nasceu em Cheshire, Inglaterra, em 27 de janeiro de 1832. Fora romancista, contista, poeta, fabulista, desenhista, fotógrafo e matemático, chegando a lecionar na universidade de Oxford. Sua principal obra é o clássico As Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Alice através do Espelho e o Que ela encontrou Lá. O autor faleceu em 14 de janeiro de 1898.
A Alice
Alice é uma menina curiosa, corajosa e um tanto quanto faladeira. Durante sua jornada pelo País das Maravilhas aprende lições amizade e amadurecimento.
O Coelho Branco
É quem inicia a aventura, quando Alice o segue até a toca. Ele carrega um relógio e parece estar muito atrasado para alguma coisa. Em contraste com a Alice, o Coelho Branco tem medo de tudo - da sua rainha, da Alice e das próprias situações onde se encontra.
A Lagarta
Sentada em cogumelo e fumando seu narguilé, a Lagarta é uma figura enigmática, propõe importantes questionamentos à Alice, ao mesmo tempo que não responde as inúmeras perguntas da garota.
O Gato
É extremamente independente e consegue desaparecer e aparece, tornando-se um personagem misterioso. Carroll obteve o nome na expressão idiomática da língua inglesa "sorrir como um gato de Cheshire". Além disso, o gato representado nas figuras de Tenniel é considerado representativo da raça British Shorthair, devido à forma da boca, considerada como um sorriso.
O Chapeleiro Maluco
Foi uma figura retirada de uma expressão corrente no período vitoriano da língua inglesa "louco como um Chapeleiro", devido à inalação de vapor de mercúrio usado na fabricação de feltro, resultando em transtornos psicóticos. Está perpetuamente na hora do chá porque, segundo ele, discutiu no mês de Março com o Tempo e, em vingança, este não muda a hora. O Chapeleiro aparentemente teve problemas com a Rainha ao cantar uma música na sua presença, pelo que esta sentenciou a sua decapitação sob o pretexto de "estar a matar o Tempo".
A Rainha de Copas
É extremamente autoritária e impulsiva, estando constantemente a ordenar aos seus soldados (cartas de baralho) decapitar todos.
Uma história, vários formatos
Conheça algumas adaptações de Alice no País das Maravilhas